terça-feira, 10 de julho de 2012

Resenha: Louca Por Você - Fernanda Belém

Sinopse: O que acontece quando um reencontro desperta um sentimento que você acreditava já ter esquecido? Renata achava que precisava apenas de um pouco de agito no namoro com Rodrigo. A rotina dos três anos de relacionamento havia acabado com todo tipo de frio na barriga e até mesmo com a paixão. Mas como agitar uma pessoa que parece não querer sair do lugar? Desesperada por mais emoções nos seus vinte e poucos anos, Renata decide mexer com o passado. De repente, o simples envio de um convite de aniversário para o antigo namorado faz o mundo virar de cabeça para baixo. Renata encontra no ex a adrenalina que tanto sentia falta. O problema? Ele também era comprometido. Entre e-mails, amigas, brigas, confusões, encontros, desencontros, ciúmes e tentações, Renata tenta amadurecer e espera tomar a decisão certa.

Quem não se lembra do primeiro amor? O coração aos pulos, as pernas procurando equilíbrio, as mãos suadas... Um misto de sensações que causa curiosidade, medo, ansiedade e muita, muita felicidade. Algo tão inocente e tão confuso. Tão cheio de sonhos e planos... Com ele vem as descobertas que nos enchem de uma sabedoria tão particular; as desilusões, que por menores que sejam, partem corações e causam um sofrimento tão profundo que ninguém mais consegue entender; e as mudanças, que trazem o crescimento e a vida acontecendo. Mas a tendência da mente nostálgica é descartar as dificuldades, os defeitos e esquecer os motivos que levaram ao fim. Reviver esse momento encantador, sentir saudades do que poderia ter sido acaba por se transformar numa tentação muito grande. E é essa vontade de trazer todas essas emoções de volta que impulsiona Renata, a protagonista do livro Louca Por Você, o romance de estréia da jornalista niteroiense Fernanda Belém.

Renata é aquela típica garota de cidade de praia que adora o sol, o mar, curtir com as amigas e viver apaixonadamente. Um traço de personalidade que não combina em nada com seu namorado Rodrigo, um cara egocêntrico e que acompanha o ritmo das tartarugas. Depois de insistir numa relação de três anos criando expectativa para a próxima briga pelo controle remoto, num namoro megasupersonolento, Renata resolveu dar uma chacoalhada na rotina convidando “despretensiosamente” o ex para sua festa de aniversário. Vítor, o ex em questão, é ninguém menos que o primeiro amor de Renata. E ele apareceu sim. Acompanhado da namorada-filhote-de-megera-sem-amor-próprio Tatiana!!! A partir desse reencontro, esses e outros personagens se envolvem numa teia de acontecimentos que exige do leitor muita unha pra roer e um estágio com o Dalai Lama, pois paciência é um item obrigatório aqui.

Não, não estou falando mal do livro. Estou apenas ressaltando uma das características mais marcantes da trama: a indecisão e falta de atitude dos envolvidos. Uns acomodados demais, outros compreensivos demais e muitos enrolados demais! Por ser uma narrativa repleta de diálogos e muita interação entre personagens, torna-se impossível não tomar partido e querer dar sua opinião também a respeito dos comportamentos e escolhas (ou não) no decorrer das páginas. Os protagonistas despertam sentimentos contraditórios e intensos no leitor e são de fato um dos pontos altos da obra, uma vez que a autora nos apresenta pessoas comuns e imperfeitas. Parabéns a Fernanda por ter tido a coragem de não ceder ao clichê do gênero e nos entregar triângulos amorosos onde a perfeição exala dos poros dos mocinhos.

Não sei se foi intencional ou não, mas achei que a leveza do carioca foi bem transmitida no cotidiano dos personagens. Ficou visível o costume local sem a necessidade de estereotipar. Contudo, preciso acrescentar que senti falta de mais descrição no texto. Acho que faltaram aqueles detalhes que nos fazem “ver” a leitura. Principalmente em relação a lugares. Faltou também um cuidado maior com diálogos desnecessários e a passagem de tempo, pois alguns trechos são muito corridos e, em determinados momentos me fizeram parar pra verificar se havia furos. Nenhuma dessas observações chega a atrapalhar a leitura, mas penso que com um trabalho de edição mais caprichado e atencioso, a obra poderia encantar muito mais.

Louca por Você é um romance que traz situações com as quais o leitor se identifica. Afinal quem de nós não passa por poucas e boas em busca do amadurecimento? É sobre o valor da amizade. É sobre acertos e erros e arrependimentos. É sobre dar a cara pra bater e sair em busca do que você acredita que vai te fazer feliz. Tenho certeza que muita gente vai se apaixonar, vai relembrar histórias e torcer por um final feliz!

4 comentários:

Nica disse...

Concordo em número, gênero e grau!!!!
Adorei o livro da Nanda e espero ansiosamente pelo próximo!
Excelente resenha moça!

Saudades!!!

Um beijo,
Nica

Taynah disse...

Adorei essa história, gente! Muita gente vai se ver no lugar da Renata, porque essa ideia de reencontro não é impossível e todo mundo passa, em algum momento da vida por essas indagações, indecisões, tentações... Gostei da história, parece ser bem divertida e intensa.

Teffi disse...

Deve ser muito legal o enredo. Fiquei curiosa pra saber como Rodrigo se comporta quando vê o ex da amada. (amada?)

Visite o Lar da Escriturária, deixe seu comentário :)

Paz!

Ka Alencar disse...

Adoro as tuas resenhas sabia, sempre me envolvem demais com o livro.
Fiquei super curiosa para ler e acredito que vou gostar bastante também.
beijooos

Postar um comentário