quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Assistindo Livros: Especial Jogos Vorazes

Se você é leitor viciado e vive atualmente no planeta Terra é lógico que pelo menos já deve ter ouvido falar na série Hunger Games (Jogos Vorazes), da escritora Suzanne Collins e, se não já leu os livros deve ter dado pelo menos uma espiadinha num milhão de resenhas por aí... Eu mesma vi várias antes de começar a ler no ano passado e ainda peguei um montão de indicações com meus amigos blogueiros. É que naquele momento eu já estava um pouco “gata escaldada” com algumas séries direcionadas para o público Young Adults que prometiam muito e quando você iniciava a leitura... bem... as promessas iam por água abaixo!  

Ainda assim, fui lá na livraria, meio desconfiada e peguei o primeiro livro, assim como quem não quer nada e comecei a dar uma lida...
Ok... um mundo pós-apocalíptico surgido a partir do que um dia fora os Estado Unidos, chamado Panem... formado por 12 distritos... tinha 13, mas um foi destruído por que provocou uma rebelião contra a Capital... Até aí tudo bem! O bicho pegou foi quando a sinopse dizia que pra demonstrar seu poder perante os 12 distritos restantes, a tal Capital desenvolveu uma espécie de reality show de sobrevivência, onde um casal de adolescentes entre 12 e 18 anos de cada distrito era “sorteado” pra participar, e, das duas uma: matava todo mundo no jogo e virava celebridade ou morria! 
Na mesma hora pensei: “Como é que é???? Gente, isso não pode prestar... mas quer saber? Vou dar uma chance! A história é diferente e pra tanta gente falar bem alguma coisa boa tem que ter... e se não tiver, vai virar uma resenha daquelas que falta adjetivo negativo pra completar o texto!!!’”.... E aí que eu devorei primeiro livro, comprei logo o segundo e li o terceiro em inglês mesmo! Nem cheguei a fazer a resenha na época, por que praticamente engoli as páginas e não parei pra sequer por a mão no teclado... (mas prometo que vou fazer um resenhão da trilogia aqui no blog durante o Especial Jogos Vorazes)
 Hoje eu quero mesmo é falar sobre o filme! Eu sei que já tá todo mundo roendo as unhas esperando ansiosamente pelo dia 23 de março! E com razão, por que ao que tudo indica os estúdios Lionsgate fez um investimento dos bons! O que me deixou muito feliz pois quando soube que ia ter filme da série, a minha primeira preocupação foi como eles iriam retratar todo aquele jogo e todos aqueles cenários e personagens, sem ficar caricaturado, ridículo e remendado num filme de baixo orçamento.

E pra você aí que tá completamente perdido no meio de tudo isso aí vai uma pequena idéia do que estou falando: o centro da trama é a adolescente Katniss Everdeen de 16 anos, que se oferece para ir como tributo no lugar da irmã Prim de 12 anos que é a “feliz sorteada”. Pra completar, o tributo masculino do seu distrito (em quem também ela tem que passar a faca se quiser voltar vivinha da silva pra casa) é Peeta, o garoto com quem Katniss se sente em dívida por tê-la ajudado numa situação difícil no passado... Pelo menos ela se sentiu “aliviada” por não ter que enfrentar outro possível candidato: Gale, seu melhor amigo, que compartilha com ela não apenas o talento da caça, mas a responsabilidade de cuidar de suas famílias... E só pra a história ficar mais bonita ainda, o Distrito 12, ao qual esses personagens representam é o mais pobre de Panem! O que significa patrocínio zero para apoiá-los durante o show, e pra piorar a situação, seu mentor é o único tributo vencedor desse distrito ainda vivo... Ou seja, faz tempo que esse povo não ganha nem “bom dia”. O cidadão em questão é Haymitch, um bebum do tipo “amanheci na sarjeta abraçando uma cobra... como cheguei aqui?” Aí já viu né... O povo do 12 tá numa situação um tantinho complicada!



Bem, mas de cara, o que me chamou atenção sobre a produção cinematográfica de Jogos Vorazes foi a escolha do elenco, que teve uma disputa acirradíssima para a maioria dos papéis e vejam só que time foi formado:  

Katniss será interpretada por ninguém mais, ninguém menos que a indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme "Inverno da Alma", Jennifer Lawrence. Ela concorreu ao papel com outras duas grandes jovens atrizes também indicadas ao Oscar recentemente Hailee Steinfeld (Bravura Indômita) e Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine). Deu pra perceber o alto nível no quesito “mocinha”. E embora ache Hailee Steinfeld e Abigail Breslin excelentes atrizes, acredito que Jennifer Lawrence foi a escolha perfeita. Além de talentosa (pois carregou nas costas o filme “Inverno da Alma” inteiro), a caracterização dela deu vida a Katniss exatamente como eu imaginava ao ler o livro.
E aí convenceu? Imaginou que ela seria assim??? (eu particularmente gostei por que sempre vi a Katniss como uma sobrevivente e odiaria vê-la sendo interpretada por uma "sobrevivente" no estilo Megan Fox... "Ooops, minha regata rasgou durante a luta, vou ter que ficar com os peitos de fora o filme inteiro...")

Os rapazes também tiveram que suar a camisa! Para o papel de Peeta Mellark estavam no páreo Alex Pettyfer (Eu sou o Número Quatro), Josh Hutcherson (Minhas Mães e Meu Pai) e Hunter Parrish (Weeds)... Não vou mentir que superadorei o Josh Hutcherson ser o grande vencedor, por que simplesmente acompanho esse garoto desde que ele fez Zathura, Pontes para Terabítia e muitos outros filmes onde sua atuação realmente me surpreendeu!(O que quer dizer que não teremos pelo menos um ator estilo Malhação canastrão, acabando com o filme apenas por que tem características físicas iguais às descritas no livro).
Já não posso dizer o mesmo sobre o escolhido para ser Gale... Liam Hemsworth de "A Última Música" (bem que poderia ser O Último Filme) que levou o papel mas o bichinho é fraquinho de atuação que chega a dar dó... (me perdoem os fãs da Miley Cyrus, mas ela e esse moço conseguiram a proeza de destruir um filme baseado num livro de Nicholas Sparks, o que por si só é praticamente garantia de sucesso...) Mas vamos ser positivos! Pode ser que o moço tenha feito umas aulinhas de atuação extras... e, em último caso, pelo menos ele vai  servir de colírio! (fãs não briguem comigo! É uma opinião pessoal ok?)
Seremos nós e Katniss com um grande dilema: Peeta, o filho do padeiro com carisma e coração de herói ou Gale, o talentoso caçador, protetor e cheio de charme revolucionário!

E saindo um pouco do tradicional triângulo amoroso, o filme conta com grandes nomes que também farão parte do elenco: Donald Sutherland como presidente Snow, Woody Harrelson como o pau de cana do Haymitch, além de Stanley Tucci, Elizabeth Banks (o virgem de 40 anos),Toby Jones (O Ritual), Wes Bentley (Beleza Americana), (o cantor/ator) Lenny Kravitz (Preciosa) e mais uma turma boa sob a direção de Gary Ross (Seabiscuit).

Na segunda parte do Especial Jogos Vorazes, falarei mais sobre os outros personagens! Mas e vocês? Gostaram das escolhas ou pensaram em outros nomes??? O que esperam do filme? Quem tá contando os dias pra março chegar? Quero saber todas as opiniões e se esse post chegar aos 50 comentários, vai rolar uma #promo especialíssima! ( que tem a ver com um certo Box que acabou de ser lançado...)

16 comentários:

Vanilda disse...

Eu ainda não iniciei a leitura dessa saga, mas tenho bastante vontade. Sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme, então provavelmente ainda vá demorar um pouco para que eu vá ao cinema ... enfim, espero que o filme esteja à altura do tão comentado livro e que não decepcione os tantos fãs que a série já tem em todos os lugares. E se rolar promoção ... me chame! rsrsrsrs Já ganhei uma por aqui, quem sabe não ganho outra?

Maiary Rodrigues disse...

Eu ainda estou me coçando para ler o último livro, mas dinheiro pra comprar, cadê?!
Quando começou o alarde com essa série, eu estava muito ansiosa pro lançamento de Destino (outra distopia muito boa) e acabei nem dando tanta importancia. Mas quando comecei a ler... foi como um baque. É simplesmente muito bom!
E o filme será um dos melhores do ano, tenho certeza!
Beijos

letrasefolhas.com

cristiane disse...

Oun que lindo *-* como eu AAAMOOOO ver qualquer coisa que seja de Jogos Vorazes!!! Amei, lindo lindo, adoro demais essa trilogia. A bosta é que não tenho os livros, peguei tudo emprestado pra ler e queria mais era roubar eles do que devolver xD .E o filme? Quem não está morrendo pra ver esse filme? DUUUUASS HORAS DE PEETA, CATO, GALE, ATÉ O DIACHO DO SENECA É BONITO NESSE ELENCO MEU PAI! E claro, a história contada e vista nas telinhas né! Eu aguardo ansiosamente pelo bendito dia 23/03 que não chega nunca! *-*

Fábson Gabriel disse...

EU QUEROOOOOOOOOOOOOO MUUUITOOOOOOOOOOOOOOOOO LER ESSE LIVROOOOOOOOOOOOOOOOOO MUUUUUUUUUUUUUUITOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!


www.entreleitoreseescritores.blogspot.com

Laarie disse...

AMO Hunger Games, é uma das melhores séries, com toda certeza! :)
Só não concordo quando você diz que a história é "diferente", porque THG é uma versão mais leve e mais românticazinha do mangá e filme "Battle Royale", que é beeeeem mais pesado que THG!
Mas o que posso dizer?! THG me conquistou (: Espero muito desse filme, e tomara que eu não me decepcione!

Outra frequência disse...

Não dei muita importância para essa série, e agora to desejando ler. Vi o trailer do filme e me surpreendi, é uma ótima história tenho certeza que vai ser um dos melhores desse ano.

Jéssica Cardoso disse...

Estou super querendo ler essa saga. O tanto de pessoas que já me recomendaram é incrível. E pela sinopse, parece ser bem interessante mesmo :)

☮ Rajhanah ♎ disse...

Ainda não consegui ler essa saga, apesar de sempre ver ela bem indica nos blogs. Acredito que verei o filme antes de ler o livro. ='

♥Elaine♥ disse...

Estou ansiosíssima para ler Jogos Vorazes,mas também creio que verei o filme antes de ler a série ... @Elaine8585

Gabs disse...

Ameeeeeeeeeeei o post, e o livro é mesmo muito bom, e o filme tem tudo pra ser um mega sucesso. E concordo com você, o Liam Hemsworth não foi uma escolha certa, e não fiquei tão feliz pelo Gale ganhar mais destaque no primeiro filme, o que ele não tem no livro, ainda mais porque... bom, não vou dar spoilers, mas é, ele não é um bom cara no fim das contas. Mas ótimo post (:

Taynah disse...

Não me julguem, mas eu nuuuunca ouvi falar dessa série. hehehe Inclusive, quando vi o tweet de Paula, achei que ela tivesse errado e quisesse dizer "Jogos Mortais" (jegue, eu sei, imaginem uma série de livros sobre o louco do jigsaw. Seria mara! #soquenao).

Enfim, achei esse enredo meio doido, pra não dizer sem noção, maaas se Paula diz que é bom, eu confio. Vou dar uma passada no cinema pra ver qual é, vai que o negócio me encanta, né? =D
(aquele loirinho ali não é o guri que fez Zathura, Viagem ao Centro da Terra e A Ilha Misteriosa? Rum, hum hum)

Taynah disse...

Meus comentários são sempre gigantes. Credo.

Thiago Felício disse...

Ha muito que eu estou namorado a trilogia Jogos Vorazes.
Sempre vejo ótimas resenhas a respeito da obra, inclusive a sua que tem muitas outras informações.

Bjo

Papos Literários

http://paposliterarios.blogspot.com/

Laura Zardo disse...

Quando eu ouvi falar do livro logo achei uma loucura total, mas os comentários começaram a ser positivos. Ainda mantenho um certo pé atrás, então quero ler pra tirar todas as minhas dúvidas! :D

Jéssica Cardoso disse...

Eu PRECISO de uma promoção dessas e PRECISO ganhar porque das últimas vezes eu perdi 'KKKK.

Kássia M. disse...

É sem dúvidas a trilogia que eu mais quero ler no momento mas que, por falta de verba, vai ter que esperar hahaha Triste, triste. Se esses livros forem tão sensacionais como todo mundo diz, são exatamente do que eu estou precisando em matéria de livro ultimamente. Tomara que saia a promo aí, estou esperando ansiosamente ;)

Postar um comentário